Imprensa - NOTÍCIAS

Os 4 maiores desafios da gestão de pessoas no meio rural

A gestão de pessoas é um dos principais gargalos do processo de profissionalização do agronegócio. O Brasil é um país de dimensões continentais, com um território adaptado aos mais variados tipos de culturas e cultivos. Sendo assim, essa vocação agrícola diversificada exige não apenas a evolução tecnológica no campo, como também o desenvolvimento profissional e o maior aprimoramento para lidar com as inovações no meio rural.

O agronegócio é equivalente a quase 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 50% das exportações do país. Diante desses números, empresários do agronegócio já perceberam que investir na gestão de pessoas é um fator-chave para a prosperidade do setor.

Para entender melhor quais são os principais desafios da gestão de pessoas no meio rural e entender a importância desse gerenciamento para os resultados da fazenda, acompanhe o nosso conteúdo.

Qual a importância da gestão de pessoas no meio rural?

A gestão de pessoas no meio rural gera impactos relevantes para o dia a dia de uma fazenda, para a rotina operacional e para a produtividade e rentabilidade dos negócios agrícolas.

Antes de mais nada, o gestor ou profissional de uma propriedade agrícola precisa entender que formação e conhecimentos técnicos são importantes para quem atua no meio rural, mas só isso não é suficiente. Eles também precisam saber gerir pessoas, e isso vai além do conhecimento no campo e da formação em agronomia.

A maioria dos gestores de negócios e operações no meio rural, ou seja, a liderança do agronegócio, pertence a uma geração acostumada com um modelo de gestão mais hierárquico e autoritário. Portanto, é preciso estar atento à necessidade de uma mudança de mindset para um novo modelo de gestão que considere maior envolvimento, comunicação e participação dos profissionais.

O gestor rural precisa saber lidar com pessoas de gerações diferentes, que apresentam necessidades distintas, maturidades profissionais variadas e, portanto, requerem um acompanhamento diferenciado. Vale destacar que o momento é de transição de gestores antigos para outros de gerações mais novas, seja nas propriedades rurais, nas cooperativas ou mesmo nas multinacionais do setor.

A responsabilidade desse novo gestor rural é, então, ter clareza dos propósitos do seu negócio no campo e compartilhá-los de forma nítida para a sua equipe. Lembrando que esses propósitos não podem ser apenas operacionais: eles também devem estar relacionados ao papel do agronegócio, que é produzir de forma sustentável, gerar alimentos de qualidade e alimentar uma população em franco crescimento.

Esse compartilhamento de propósitos é uma maneira de motivar e engajar os profissionais envolvidos, que passam a trabalhar não apenas focados no operacional, mas também preocupados com valores maiores que envolvem o agronegócio.

Vale destacar ainda a importância da clareza e transparência de comunicação não só em relação a metas e números da propriedade rural, mas também aos feedbacks gerais, que devem ser pontuais e frequentes, com o objetivo de otimizar a performance, potencializar o trabalho em equipe e, consequentemente, melhorar os rendimentos.

Quais os principais desafios?

A gestão de pessoas está diretamente relacionada ao resultado da propriedade rural, assim como do agronegócio como um todo. Dessa forma, mapeamos aqui alguns dos principais desafios enfrentados para a gestão de pessoas no meio rural.

1. Encontrar e reter talentos

Uma das principais dificuldades no campo é encontrar talentos capazes e interessados em permanecer no agronegócio. Podemos considerar como desafios atuais a migração de pessoas do campo para a cidade e a sucessão familiar.

Assim, uma questão relevante é a descoberta de profissionais dispostos a permanecer trabalhando na propriedade por mais tempo, com a mesma motivação e empenho dos proprietários. O objetivo é conseguir implementar um processo de gestão profissional com processos claros, boas condições de trabalho, alto engajamento, além de planos de desenvolvimento e benefícios atrativos que potencializem a retenção de talentos.

2. Treinar e desenvolver pessoas

O gestor de pessoas no meio rural enfrenta ainda o desafio de identificar as principais necessidades de treinamento e desenvolvimento de seu time, principalmente diante das inovações tecnológicas que são cada vez mais frequentes no agronegócio.

É necessário capacitar os profissionais rurais para lidar com as novas tecnologias implantadas no campo. Isso porque as soluções digitais podem exigir competências e habilidades distintas, de acordo com os produtos e as regiões brasileiras em que são utilizadas.

É também responsabilidade do gestor rural trabalhar o desenvolvimento de sua equipe, buscando a alta performance dos profissionais, ajudando no progresso e evolução das competências, bem como na motivação dos colaboradores.

Alguns gestores ainda têm a mentalidade de que é melhor não investir no treinamento e desenvolvimento de seus profissionais, considerando o risco de perdê-los para a concorrência em um futuro próximo. Na verdade, a maior perda para qualquer negócio é ter pessoas com pouco conhecimento e baixa performance atuando em seus times.

3. Criar estratégias de gestão

Outro desafio para o gestor de agronegócio é a elaboração de estratégias competitivas que levem em consideração a produtividade, a eficiência e o custo por meio de ferramentas tecnológicas modernas de planejamento e direção.

Muitas fazendas no Mato Grosso já têm estratégias de retenção de funcionários no campo, a exemplo dos operadores de maquinários, com os quais os proprietários das fazendas estabelecem uma forte relação de confiança.

A ideia é criar estratégias de bonificação e divisão de lucros, a fim de reter e aumentar a motivação do time — por meio de incentivos —, bem como a liderança dentro da propriedade. No campo, principalmente, é preciso realizar uma gestão mais humanizada, com conversas frequentes para direcionamento de atividades, planejamento, execução e compartilhamento de metas e resultados atingidos.

4. Profissionalizar a gestão

Outro desafio é profissionalizar a gestão de todo o agronegócio, principalmente nas propriedades rurais que ainda não contam com ferramentas e sistemas tecnológicos que ajudem no gerenciamento operacional do dia a dia.

A cultura de sucessão familiar na agricultura brasileira traz desafios e oportunidades para o campo. Um dos principais desafios é a tendência das novas gerações reproduzirem o modelo de gestão que sempre foi feito, sem avaliar necessidades de mudança. As oportunidades aparecem com novas formas de entender o negócio agrícola, utilizar as ferramentas disponíveis e construir soluções inovadoras. Conseguiremos dar grandes passos na profissionalização da gestão quando conectarmos os diferentes tipos de conhecimento, experiências e atitudes de cada geração.

Hoje, muitas propriedades e grupos agrícolas dispõem de sistemas digitais de gestão da fazenda. Porém, vemos a oportunidade de ampliação da adoção desse tipo de solução no mercado brasileiro. Maior eficiência operacional, gestão dos times e incremento de rentabilidade são alguns dos benefícios atingidos por essa escolha.

 

FONTE: http://www.pioneersementes.com.br/blog/182/os-4-maiores-desafios-da-gestao-de-pessoas-no-meio-rural

Por José Humberto Vecchio, Lider de Agricultura Digital da Corteva Agriscience™, Divisão Agrícola da DowDuPont

Desenvolvimento de websites, lojas virtuais e marketing digital